24 de abril de 2012

Ceia entre dois Rios

Acrílica sobre tela 60 x 200 cm
Acervo particular

Esta pintura de título "Ceia entre dois Rios" nos remete a uma paisagem fictícia baseada numa paisagem real, de lugares distintos, porém unidos hermeticamente por uma mesa, contudo sabemos bem que esta já tem em si, toda uma simbologia representando uma produção humana, construida subjetivamente por sentimentos familiares, ancestrais.. pois a concepção de união presente na mesa está desde nossos primórdios, ao se reunirem ao redor de uma fogueira para se aquecerem, comerem e beberem o trabalho do dia, para depois representar a civilização, com todas as minúcias culturais de todas as épocas e lugares.  '
Esta obra foi uma encomenda em que os clientes e amigos de Assis Costa, solicitaram-lhe uma temática que envolvesse a cultura do Nordeste (potiguar) e a do Rio Grande do Sul, e que tivesse uma conotação de sentimentos, de família e amizade. O artista desde 2002 viaja a trabalho para a Serra gaúcha como artista plástico, realizando eventos, pintando e esculpindo, com isso ao longo desse tempo estreitou laços de afetividade com o lugar e com algumas pessoas que passaram a fazer parte de sua vida.
Então, esses códigos culturais expressos na obra se imbricam ao sentimento de nostalgia que lhe é soberano.
A visão é bem clara, é um passeio pela paisagem do sertão e a paisagem gaúcha de Nova Petrópolis, especificamente. O Rio que corre entre esses universos é a fluidez da vida. A ausência de pessoas, que chega a incomodar, evidencia a saudade, essa é a idéia central do quadro, segundo o artista, contudo os elementos que compõe a cena representam intimamente a individualidade daqueles que a contemplam de fora para dentro.

Ilka Pimenta. 28/04/2012.


2 comentários:

  1. Questões geográficas não são limites para Assis, estou vendo o Pico do Totoró bem próximo do Labirinto Verde de Nova Petrópolis com uma Araucaria ao fundo. As diferenças mostradas à mesa também ficaram claras. Parabéns Assis.

    ResponderExcluir
  2. Os limmites estão muito mais na nossa cabeça do que no mundo físico, como dizia Chicó do mamulengo: O mundo é redondo! E eu digo: o homem é quadrado! rsrsr... Então eu com a minha idéia quadrada, dou uma volta nesse mundo redondo e englobo tudo num quadro cheio de curvas.

    Um abraço Neto! Obrigado.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Ele será moderado e posteriormente publicado.