24 de agosto de 2011

"A índia Luiza e as origens do Seridó" (2006)



Óleo sobre tela 120 x 162
vendido

O título: "A índia Luiza e as origens do seridó" já prenuncia algo da obra, baseando-se nos mitos de origem, Luiza, a índia, seria um símbolo da miscigenação dos povos indígenas e europeu nessas paragens seridoenses. Segundo o artista de tanto ouvir as pessoas falarem: "minha bisavó foi pega à casco de cavalo", o instigou a produzir uma pintura que sugere o classicismo, este enquanto exercício do fazer artístico referindo-se a temática histórica, representando um momento de ação do colonizador laçando a índia. Contudo, para a historiografia contemporânea, nem sempre havia resistência por parte das índias, já que o modo de tratamento do europeu se diferenciava dos modos dos homens indígenas. Assim, chegamos a ideía de que os conceitos são sempre relativos e que apesar da bárabarie exercida pelos processos colonizadores, as formas de poder no acultaramento destes povos se davam muitas vézes pela sexualidade, docilizando essas relações.
A paisagem é uma imagem fictícia da região do Totoró, povoado próximo a Currais Novos/RN, já que a "Pedra do cajú" atualmente é imersa as águas, e logo o cenário é romântico a exemplo das artes visuais e literatura do século XIX, que pregava a idéia do "Bom selvagem" inspirado em Rousseau (XVIII). A graça e beleza feminina diante do seu (opressor), o colono que veio em busca de riquezas e prazeres, pousou "placidamente" sobre a carne (terra) física e a carne humana.
Ilka Pimenta (13 de setembro de 2011).

2 comentários:

  1. Assis essa tela já foi vendida? Se não qual o preço e a(s) forma(s) de pagamento?
    judson.saraiva@ig.com.br

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