24 de agosto de 2011

"João Redondo no sítio" 2011



Acrílica sobre tela (Mini tela - 21 x 22 cm com a moldura)

Vendido

"O teatro de mamulengo, uma das expressões mais genuinamente popular, não é apenas lúdido, engraçado... fantástico, é sobremaneira arte em movimento.
"A magia da arte milenar do Teatro de Bonecos que encanta adultos e crianças é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré-História. (...) A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização. Mas com o Cristianismo, durante a Renascença, o Teatro de Bonecos ficou abafado. (...) O Teatro de Bonecos é uma síntese das artes e acontece dentro de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. É praticado em todo o mundo, assumindo fisionomias e espírito dramático bem diferenciado, dependendo da localização geográfica, tradições culturais, crenças e costumes. (...)

Na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVI, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro. Confeccionado muitas vezes, semelhante à nossa imagem, o boneco se torna um ser misterioso em torno do qual podemos construir um mundo". (Fonte: www.augustobonequeiro.wordpress.com)

De toda forma essa manifestação da cultura popular se expressa de modo expontâneo e criativo, sendo apresentado em qualquer lugar. Nessa pintura, Assis Costa retrata um "João Redondo" no sítio, exprimindo acima de tudo a simplicidade que essa cultura caracteriza. Abordando temáticas variadas, faz-se referência ao cotidiano e a história nordestina, dos cangaceiros, coronéis e "assombrações" como a "Alma", faz uma crítica sutil as formas de poder instituído, como o personagem "Capitão João Redondo", grande latinfundiário. Enfim, falar sobre o teatro de mamulengo, é falar do povo, de como ele se ver, quais os signos que melhor o representa através de figuras cômicas e ignorante (simples) como o "Baltazar", além do "Boi" que ronda as cenas capturando risos e fantasia".


Ilka Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Ele será moderado e posteriormente publicado.